Templates da Lua

domingo, 20 de março de 2011

Água que não vemos

Estava esses dias lendo um artigo que falava sobre a água virtual,dizendo que existem muitos produtos que consumimos,mas que não vemos o quanto de água foi utilizada pra poder formar este produto.Por exemplo, quando comemos um quilo de carne,estamos ingerindo 15.497 litros de água,quando vestimos a famosa calça jeans,estamos encharcados de água,em 11 mil litros.Agora alguns casos em que isso ocorre: Carne(inclui agua ingerida e no cultivo de seus alimentos,e na limpeza de seus dejetos)- 1 quilo de carne bovina=15.497,carne de porco=6.309, carne de frango=3.918.
Produtos de origem animal(agua usada na criação dos animais e no processamento): 1 quilo de salsicha=11.535,queijo processado=4.914,ovo=3.340,queijo fresco=3.094,iogurte=1.151.
Frutas e legumes(tanto a agua da chuva e da irrigação):1 quilo de figo=3.160,ameixa=1.612,cereja=1543,abacate=1284.
Outros: hamburguer=2.400,camisa de algodão=2900
Nossa muitos litros,tirando o fato de que praticamente tudo contém milhões de litros de água virtual.E ainda há o uso abusivo da água em diversos aspectos,desperdiçando,sempre fico muito triste e com raiva quando vejo alguem usando a mangueira na limpeza da frente das casas,sendo que uma vassoura já é o suficiente,mas as pessoas apelam mais pelo conforto,sem se preocupar com as consequencias desses abusos

2 comentários:

Matheus Henrique disse...

Pri, entendo sua indignação diante desses fatos. O uso da água por nós seres humanos pode e deve ser melhorado e inovado - só que falta interesse e, consequentemente, grana.
Daí surgem os protestos - por exemplo, gente que não come carne por usar muita água (um dos fatores do vegetarianismo).
Minha opinião é que muitos problemas - a maioria - que existem hoje em dia são decorrentes do sistema abusivo e manipulador em que vivemos. Enquanto não pararmos de explorar a natureza sem responsabilidade e consciência ecológica estaremos caminho para nossa destruição.
Mais um detalhe a ser observado: esses números exorbitantes de litros d'água podem ser um pouco exagerados se pensarmos que muito disso evapora e continua participando do ciclo natural normalmente, mas tem sim uma lógica forte mostrá-los: uma parcela é poluída por agrotóxicos (da comida dos animais - plantas) e pelos hormônios que se misturam com ela no organismo do ser vivo criado.
Há muita polêmica e discussão para esse tema, que está entrelaçado a muitos outros. Mas adoro quando as pessoas discutem isso, pois mostra que as pessoas estão pelo menos querendo se conscientizar mais.
E é esse o caminho pra um mundo cada vez melhor.
Beijoss
Obs: escrevi bastante, né?! shuashuashsau

Unknown disse...

Aeh mulesk comentou no blog com eloguencia ein,gostei de ver,é concordo com você.Há muitos dados sobre isso e sobre diversos outros assuntos que não sabemos ao certo,a mídia nos dá visão superficial sobre esses aspectos,o legal é quando surgem as midias alternativas que relamente tem a preocupação de nos informar desses dados,por exemplos os vários blogs que hoje são usados como uma maneira de espalhar notícia.Pois se dependermos da Tv,ichi estamos tostados.E tambem não temos que nos contentar em só nos informar,mas fazer algo a respeito,pelo menos fazer a nossa parte.
É nois mulesq
bjos